Terapia quântica, holística e integrativa são palavras muito usadas atualmente. Vamos começar pela origem da palavra “Terapia”. Segundo a editora Beki Bassan Warowitz, do site Somos Todos Um, a etimologia do termo terapia vem do grego “therapia”, que significa “servir a Deus”. A prática terapêutica é antiga e concilia a ligação do homem com a natureza. Os primeiros terapeutas surgiram entre os egípcios, onde a prática de cura era dirigida através da força de suas divindades. Podemos incluir também os ditos xamãs, que se difundiram pela antiga Europa.
A Ordem dos Essênios possuía manuscritos, ainda hoje em tradução, intitulados “Therapeia”. Esses manuscritos fornecem técnicas de banho de imersão, utilização da energia solar, prática com minerais, entre outros. Os antigos gregos manifestaram grande interesse por trabalhos de cura utilizando recursos naturais, como sonhos, fenomenologias naturais, energia cósmica, cores, sons, animais, minerais e plantas.
O termo “terapia” hoje é empregado pela medicina ortodoxa para designar algum tipo de tratamento e acompanhamento médico. Muitos mitos surgiram sobre as práticas terapêuticas da época. Asclépios, considerado o primeiro terapeuta, simbolicamente “tira o estado mortificado que está em nós”. Já Quiron, sábio centauro, instruía os heróis em suas jornadas e era uma espécie de psicoterapeuta e conselheiro mitológico. Segundo o mito, Quiron foi atingido por uma flecha envenenada, e suas qualidades de curador aumentaram, pois entendia melhor a dor por ter sua própria ferida.
A terapia é, então, toda forma de cura da alma, utilizando-se da palavra, energia, movimento ou qualquer direcionamento interior para o encontro de si mesmo e, consequentemente, para o encontro com Deus.
Terapia Holística
O termo “holístico” vem do grego “holus”, que significa “todo” ou “inteiro”. Como o ser humano tem mais de um corpo além do físico, a terapia holística trabalha o indivíduo por completo, considerando seus aspectos físico, mental, emocional, espiritual e energético. Corpo, mente e alma estão interligados, e todos esses elementos são considerados. Os terapeutas holísticos se concentram nas causas das doenças, e não apenas nos sintomas.
Terapias holísticas incluem acupuntura, ThetaHealing, Reiki, iridologia, yoga, reflexologia, florais, aromaterapia, cromoterapia, musicoterapia e dançaterapia. O holismo é o olhar integral sobre quem está sendo atendido, tratando o cliente com respeito e promovendo a cumplicidade para se dar o atendimento. Não se trata de técnicas de adivinhação de futuro ou feitiços.
O terapeuta procura entender o contexto de vida do paciente, respeitando sua crença, para poder auxiliá-lo da melhor forma. A terapia holística não está vinculada a uma religião e observa o indivíduo como um ser integral, possuidor de corpo, mente e espírito. Boas práticas espirituais, que proporcionem bem-estar e paz ao indivíduo, devem ser entendidas e incentivadas pelo terapeuta.
Terapia Quântica ou Vibracional
A terapia quântica é uma técnica terapêutica que estuda a saúde do ser humano do ponto de vista dos elementos biofísicos e das energias quânticas que o constituem, também conhecida como terapia vibracional. Trata-se da unificação da ciência com a espiritualidade. Segundo José Roberto Marques, a palavra “quântico” vem de quantidade e refere-se ao fato de que todos os seres humanos são formados por energia e conectados uns aos outros por meio dela.
Quando um indivíduo se torna consciente dessa grandeza, descobre o fantástico poder que possui dentro de si para se curar e se desenvolver. A terapia quântica atua como um processo holístico que busca alinhar corpo, mente e espírito, através do autoconhecimento e autoconsciência. É considerada uma forma complementar de tratamento para diversos tipos de problemas, tanto físicos quanto emocionais.
A terapia quântica trata as causas, e não apenas os efeitos, buscando a harmonia e o equilíbrio para encontrar a cura. Nada substitui os tratamentos médicos tradicionais, e as terapias quânticas devem ser usadas como complemento. Cuidar da mente e do espírito é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo.
Principais Benefícios da Terapia Quântica
- Identificação do propósito de vida
- Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança
- Eliminação de crenças limitantes
- Redução do estresse e ansiedade
- Alívio para dores físicas e emocionais
- Melhora na qualidade do sono
- Relaxamento muscular
- Sensação de tranquilidade e bem-estar
- Aumento da disposição e energia
- Sentimento de gratidão
Terapia Integrativa ou Complementar
As terapias integrativas ou complementares somam-se aos procedimentos médicos já utilizados, sendo consideradas novas ferramentas para gerar maior harmonia física e emocional, prevenindo doenças e ajudando o indivíduo a responder melhor aos tratamentos. As práticas integrativas e complementares (PICS) são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foram implementadas no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006, contando atualmente com 29 práticas.
No ocidente, o termo “alternativa” foi usado por décadas para tratar dessas atividades não tradicionais em prol da saúde. Porém, com mais provas e estudos científicos comprovando sua eficiência, muitas dessas terapias são aplicadas em hospitais renomados. Na Alemanha, por exemplo, há muitos estudos científicos confirmando a eficiência de terapias como acupuntura, homeopatia, Reiki e massagens.
A Constelação Familiar é considerada sistêmica e integrativa, mas não costuma usar os termos “quântico” e “holístico” para evitar preconceitos. O objetivo é trazer esse conhecimento libertador para mais perto das pessoas.
Experiências Pessoais
Eu já experimentei várias dessas terapias e gosto muito do efeito delas. Faço massoterapia, osteopatia e tomo florais há muitos anos. Também experimentei yoga, Liang Gong, acupuntura e outras terapias orientais. Em 2019, fiz sessões de coaching e conheci a constelação e o theta. As terapias com as quais mais me identifiquei e me especializei são o ThetaHealing e a Constelação Familiar.
O que é ThetaHealing?
ThetaHealing é um conjunto de técnicas de cura energética, quântica, holística e integrativa. Theta, em grego, significa alma e healing, em inglês, significa cura. A técnica permite identificar e transformar crenças, padrões e sentimentos limitantes armazenados no subconsciente, que dificultam a vida em vários aspectos. Através de ferramentas simples, o praticante consegue acessar conteúdos inconscientes para curar feridas profundas.
A cura é a transformação de um estado de dor e sofrimento para um estado de consciência, poder pessoal e harmonia em todos os sentidos.